quinta-feira, 6 de setembro de 2007

O ADEUS AO RADAMÉS DA ÓPERA "AÍDA"

Quero abrir um parenteses neste Blog para comentar algo que é de muita importância e marcante para mim na manhã deste dia. É sobre a morte do maior cantor lírico deste século e que eu aprendí a admira-lo desde que eu comecei a gostar de música lírica e clássica.
Quando comecei a cultivar o gosto pelas músicas líricas e de óperas principalmente, logo me apaixonei pelas óperas de Verdi e "Aída" foi um texto operístico muito especial, pois daí, comecei a ouvir e colecionar outros trabalhos deste gênero deste autor italiano.
Já ví vários vídeos da ópera "Aida" e sempre admirei as interpretações de Lucciano Pavaroti que sempre interpretou com mastria os personagens protagonistas das óperas de Verdi, e especialmente o personagem Radamés de "Aida" e que encanta o mundo entre os amantes das óperas de Verdi como eu.
Só que nesta manhã acordo com a notícia na mídia da morte deste grande intérprete a que eu admirava muito e ficava fascinado com suas várias interpretações do personagem Radamés mas também de vários outros personagens de outras óperas de outros autores.
Só quero neste Blog que é o meu parceiro e porta-voz na Rede fazer uma nota de lamentação por este fato e que o mundo operístico contemporâneo certamente vai ficar marcado por esse lamentável acontecimento. Eu gosto tanto da ópera "Aida" que eu já pensei até como escritor amador que eu sou, escrever uma novela adaptada do texto desta ópera de Verdi e que é um projeto antigo meu. E nesses tempos em que eu estou me familiarizando com a Informática, e prestes a adquirir um computador, espero escrever a minha primeira novela digitalizada com um roteiro contemporâneo e certamente quando eu estiver escrevendo "Aida", e desenvolvendo o personagem Radamés, vou certamente me lembrar e homenagear de Luciano Pavarotti.
Homenagem pòstumas de Paulo Roberto, "O Escriba"

Um comentário:

pauloescriba disse...

Prá mim foi comovente a notícia da morte de Luciano Pavarottí, pois foi no meio dos anos 90 que eu aprendí a apreciar a arte musical do mundo lírico e passei a ouvir várias óperas, principalmente de Giusseppe Verdi com interpretações de seus protagonistas principais por Luciano Pavarotti.
Foi em 1986 quando o Projeto Aquarius, um evento popular patrocinado pelo jornal "O Globo", encenou a ópera Aida de Verdi na Quinta da Boa Vista e que eu ví pela primeira vez a montagem daquele que é para mim o mais inesquecível erspetáculo e também magnífico, que eu comecei a gostar de óperas e a amar o mundo lírico. E agora mesmo, enquanto escrevo este artigo esdtou sintonizado numa rádio lírica e ouvindo sinfonia.
Só quero deixar esta pequena nota neste mês deixando uma marca de meus sentimentos por tudo o que aconteceu e quiçá, os leitores deste Blog vejam a importância desssa arte musical para mim e para a minha vida.