terça-feira, 18 de setembro de 2007

AGRICULTURA ORGÂNICA ME INCENTIVA A INVESTIR EM MEU PRÓPRIO QUINTAL

Tenho invariávelmente visitado a Horta Comunitária do Projeto Social Fome Zero no Morro Grande e tenho acompanhado o trabalho dos jovens alí e todo o desenvolvimento daquele Projeto que vem dando um nôvo aspecto ao lugar e a Comunidade local.
Já se póde ver nos campos as plantações das mais diversas hortaliças e de frutos, como os pés de tomates, melancia, pepino e dos mais diversos produtos hortifruti e que é tão necessário`a nossa mesa diária.
Sempre apreciei horta caseira e no ano de 2004 inteiro, investí nessa atividade em minha casa e praticamente comí verduras plantado no quintal o ano inteiro e gosto muito de atividade agrícola e de ter o prazer de ver as plantas crescerem e desenvolverem e poder apreciar e degustar de seus frutos fresquinhos cultivado perto da gente. E foi pensando nissso, que eu resolví plantar em meu quintal e recomeçar minhas atividades agrícola orgânica, o que eu espero colher seus frutos em no mínimo noventa dias e assim, começar um ciclo de agricultura particular e que vai me beneficiar muito e me ajudar economizar muito no orçamento do sacolão.
Há poucos dias atrás, eu trouxe da Horta doProjeto algumas mudas de alface, tomate, cebolinha e outros produtos para plantio de teste no quintal e neste final de semana púde ver o desenvolvimento delas e o potencial que o pequeno pedaço de terra que o meu quintal tem para a pequena atividade que eu quero fazer.
Já fiz o manejo da terra necessário, estou corrigindo à medida que eu estou aprendendo com as orientações dos agrônomos do Projeto, e no dia 1° de Outubro já estarei semeando e plantando as mudas que eu planejei cultivar. E são elas:Abóbora, abobrinha, Melão, Melancia, Tomate, Alface, Couve e Quiabo.
Sempre sonhei com o desenvolvimento local e até da vida das pessoas de meu bairro Amapá e acho que deve começar por mim, pelo que eu acredito e pelo o que eu estou fazendo. Penso que esta atividade que eu hora estou empreendendo não só vai me ajudar muito mas também incentivará outros a também a fazerem o mesmo.

Um comentário:

pauloescriba disse...

Há muito tempo que eu quería voltar a plantar em meu quintal e ter o prazer de ver as plantas desenvolverem diante de meus olhos e também poder desfrutar do que há de melhor que é de comer algo plantado em meu próprio quintal e cultivado por mim.
Desde já estou fazendo um planejamento de um ciclo de um ano e três meses em que estarei plantando, cultivando e colhendo e já estou colocando no papel e até em minha agenda e planilha na Rede tudo o que eu vou fazer com relação as minhas atividades agrícolas familiar. E a partir do dia primeiro de Outubro estarei colocando as primeiras mudas nos canteiros que estão sendo remanejados e tratados para o plantio em série e espero já poder colher os primeiros frutos logo no começo do ano de 2008, ou seja, logo no comerço do mês de Janeiro.
E dentro ainda do próximo ano,vou fazer ainda mais dois ciclos de plantio que vai Abril a Julho e de Outubro a Dezembro, esperando fazer um rodízio atual.
E espero com essa experiência não só ter êxito em minhas atividades, mas também incentivar outros a fazerem também.