terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Como ser usado por Deus neste Natal e em 2007- Pr. Rick Warren


Deus não é arbitrário quando escolhe alguém para usar.



A Bíblia diz: "Deus está procurando pessoas para usar". E se você for “usável”, Deus o usará abundantemente. Até que experimente ser usado por Deus para abençoar alguém, você ainda não viveu realmente.



Alguns de vocês estão falando: “Deus nunca poderia me usar”. Você está errado, extremamente errado! Não apenas Deus pode usá-lo, mas Ele deseja usá-lo.



Olhe para Maria, a mãe de Jesus. Existem muitos conceitos errados sobre ela. A Bíblia não fala para nós a adorarmos. Também não fala que ela era perfeita ou sem pecado. Na verdade, o que é especial à respeito de Maria é sua simplicidade. Deus escolheu uma mulher simples e a usou de maneira extraordinária. Isto é o que a faz especial.



Maria tinha todos os tipos de medo, mas ela nunca deixou que seus medos a controlasse. Ao invés disso, ela é exemplo de 3 atributos que você precisa ter em sua vida para que Deus possa usá-lo. Se você os desenvolverem em sua vida, verá Deus usando-o de formas inimagináveis.



1. Deus usa pessoas que querem fazer Sua vontade.Pastor, se quiser ser usado por Deus, você precisa querer fazer a vontade de Deus mais do que qualquer outra coisa. Deus tem um plano para você, mas não é automático. Você deve escolher cooperar com os propósitos de Deus em sua vida ou perderá a oportunidade. Há duas atitudes de Maria que demonstraram, claramente, que ela queria ser usada por Deus. E são bons atributos para nós emitarmos também.



• Entusiasmo. Logo depois que o anjo falou para Maria que ela daria à luz ao Messias, ela disse: “A minha alma anuncia a grandeza do Senhor. O meu espírito está alegre por causa de Deus, o meu Salvador (Lucas 1.46-47 NTLH). Isto se parece com alguém que está forçando o riso e grávida? Claro que não! Nada grandioso é feito sem entusiasmo. Deus quer que você seja um participante entusiasta em seu plano.



• Humildade. Então, ela diz: “Pois ele lembrou de mim, sua humilde serva!” (Lucas 1.48 NTLH). Nenhum de nós merece ser usado por Deus. Todos nós somos troféus da graça de Deus. Maria entendeu isso. Deus trabalha em nossas vidas e nos abençoa porque Ele assim deseja, não porque merecemos. Nós mostramos a Deus que queremos fazer sua vontade quando somos humildes.O que você mais quer na vida? Se casar? Ser financeiramente independente, ganhar 1 milhão? Se aposentar? Você precisará de um propósito maior para a vida, do contrário perderá o barco! Alguns destes podem até ser alvos admiráveis, mas não são propósitos para a vida. Na verdade, existe somente um lugar para começar quando se descobre o propósito de Deus para sua vida. " Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas (Mateus 6.33). Começa com o desejo.



2. Deus usa pessoas que decidem pagar o preço.



Há sempre um preço a ser pago para seguir o plano de Deus para sua vida. Você terá que abrir mão de alguma coisa. E sempre haverá riscos que exigirá que você dê um passo de fé. Isto é apenas parte de ser usado por Deus.



Maria fez isto. Ela decidiu tentar, arriscar e pagar o preço. Em Lucas 1.38, ela diz: " Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra”. (Lucas 1.38) Maria estava disposta a fazer qualquer coisa, a despeito do preço. Deus sabia disso. Esta é uma das razões pela qual Deus a usou de forma poderosa.



Você pode imaginar o que custou a Maria ser a mãe de Jesus?



• Sua reputação. Ela era virgem. Estava grávida. Estava comprometida com José. Como explicar isto para todos na comunidade?



• Seu conforto. A Bíblia disse que Jesus tinha que nascer em Belém. Ela estava em Nazaré. O que você acha de estar grávida de nove meses e fazer uma longa viagem montada em um burro? Acha que isto foi confortável? O propósito de Deus para minha vida inclui alguns problemas. Eles não são casuais. Fazem parte do plano. E isto é parte do preço a ser pago.



3. Deus usa pessoas que ousam confiar nas Suas promessas.



Maria era uma mulher de fé profunda. Ela não tinha todas as respostas, mas sabia quem tinha e confiou nEle. Maria era uma mulher que não tinha medo do sobrenatural. Ela não tinha medo dos milagres. A razão pela qual Deus não faz milagres em sua vida é porque você não espera que Ele o faça. Você vive a “espiritualidade segura”. Quando foi a última vez que esperou para comprar alguma coisa, apenas orou e deu uma chance para Deus dá-lo a você antes que comprasse? Deus usa pessoas que ousam confiar em Suas promessas.



Maria tinha todas as razões do mundo para ficar preocupada. Ela carregaria uma grande responsabilidade. Mas, ao invés de se preocupar, Maria adorou ao Senhor. Na verdade, ela cantou uma música de adoração a Deus em Lucas 1. Por que? Ela ousou confiar nas Suas promessas.



A prima de Maria entendeu isto. Isabel falou para ela: " Feliz é aquela que creu que se cumprirá aquilo que o Senhor lhe disse!” (Lucas 1.45 NTLH)



Conclusão



Se Deus pode pegar uma garota adolescente, uma pobre adolescente camponesa sem nenhum formação acadêmica e escolhê-la para ser a mãe de Jesus Cristo, você não acha que suas desculpas para Deus não o usar são muito fracas?



Muitos de vocês tem um potencial espiritual enorme, você apenas não vê isso, mas Deus vê. Ele te deu dons espirituais, paixões, habilidades, personalidade e experiências. Ele não queria que usassem isso para si próprios. Um dia, estará diante de Deus e Ele dirá: "O que você fez com aquilo que te dei?" Qual será sua resposta?



É época de Natal. Deixe-me fazer uma pergunta bem pessoal: “O que você vai dar para Jesus de Natal?” É seu aniversário. Você comprou presentes para todo mundo, normalmente você compra presente para o aniversariante. O que você pode dar para Deus?



Você mesmo.Fale para Deus neste Natal: "Eis me aqui. Tudo que sou – a parte boa, ruim e a feia. Faça o que quiser comigo. Sou seu em 2007."


Nenhum comentário: