domingo, 20 de julho de 2008

Postagem Comemorativa


Era uma manhã de sexta-feira do ano que se passou exatamente no dia 20 de julho quando tudo começou. Levado pelo meu gosto de escrever e um extremo auto-didata, ao entrar na Lan house da Cláudia e do Marcelo com era conhecida e antes mesmo de ser a tão conhecida e a primeira Lan house do bairro para pedir um serviço de xerox, estava curioso como podería ter a mesma habilidade da garotada para manipular aquelas máquinas de PC que sempre me fascinou mas nunca tivera a oportunidade de aprender sobre seus porogramas e aplicativos.
Aliás, só conhecia o Programa Word que eu sabia que era um editor de texto e que eu usava emprestado de alheios para escrever minhas peças de teatro para a igreja que era a minha atividade e ministério de então. E assim mesmo, outros tinham que abrir para mim pois eu não sabia usar o Aplicativo.
Foi quando eu perguntei a Cacau a servidora daquela Lan como eu fazia para mexer naquelas máquinas e que na minha cabeça era muito complicado. Ela tão prontamente me fêz sentar em uma das cadeiras numeradas do Pc da loja e passo a passo foi me explicando cada botão de cada peça do hadware à minha frente e fêz um enderêço eletrônico.
Cláudia
paulo.roberto.43@gmail.com. Estava criado então o meu primeiro enderêço eletrônico. Daí então minha vida por assim dizer foi uma avalanche de revolução só. Foi uma conquista atrás da outra. Comecei a frequentar a lan House quase todos os dias e em todos eles aprendia alguma coisa a mais e buscava conhecimento e experiencia. Através do Google comecei a usar todos os seus Diretórios, tais como o Gmail, as Pastas de Documentos, a Agendas e muitos de seus aplicativos e que eu os tenho até hoje, um ano depois...
Cyber Tudo Aquí


Paulo Roberto (Escriba)
Daí eu partí para novos horizontes dentro desse mundo infindo da informática e que eu percorro até hoje. Fui fazer Curso de Informática e na época há um ano atrás entrei num Projerto Social implantado pelo Petrobrás fome Zero e que estavam fazendo um Projeto de agricultura entre os jovens e Capacitação de adultos com Aulas de Crochê e Informática. E eu é claro não perdí tempo. Fui fazer o Curso e na mesma época surgiu a oportunidade de conciliar dois cursos pois fiz uma matricula para fazer um curso básico e gratis de Windons na Faetec de Xerém e fui fazendo dois cursos.
Ainda sim depois de três aulas por semana na Faetec ainda sobrava tem
po para mim a noite e fui fazer um outro cursinho básico no CID (centro de Inclusão Digital)
em Mantiquira depois das aulas da Faetec em Xérem e fiz um curso básico
de Linux Kurumin que é um outro tipo de programa alheio do Windons da Microsoft e que todos estão mais familiarizados.
A formatura deste Curso teve grande pompa e estilo com direito a foto com o Deputado estadual Alexandre Cardoso e o Prefeito de Duque de caxias Washington Reis.
Mas foram momento de muita luta e muita solidão também pois vejo em meu lugar muitas pessoas estáticas e sem vontade de crescer e muitos obstáculos psicológico que o meio me levava mas fui a luta e vencí.
Ao longo da semana e que eu considero a semana comemorativa estarei falando mais sobre a minha tragétória e os rumos que a informática está levando a minha vida.
Mas... o mais que eu tenho a dizer: Hoje, um ano depois sou o primeiro funcionário da primeira Filial da Cyber Tudo Aquí loja 02 aberta no próprio bairro e é a minha primeira semana trabalhando de Servidor e funcionário de Marcelo e Ana Cláudia, onde tudo começou.

Marcelo e Cláudia