segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Uma Semana de Chuvas Providencias

O mês de Outubro está acabando,portanto final do primeiro mês do último trimestre do ano de 2007. Para mim são grandes momento s de realizações, escessão de planejamentos e um grande passo na minha vida depois que eu passei a dar os meus priomeiros passos no mundo da Informática. Esta metade do ano para cá tem sído de grandes desafios para mim e de grandes expectativas para minha vida.

Estou fazendo três cursos de Informática e acada vez mais tenho procurado me especializar nesta área que está sendo muito últil para a minha vida e tenho certeza que será muito e muito mais. Mas já alguns dias que eu não tenho vindo mais ediçoes deste precioso Blog que há pouco tempo configurado deu uma nova "cara" por assim dizer e que está sendo um ótimo instrumento de comunicação para mim que gosto de escrever e me expressar.

Quero terminar este mês ( Hoje ainda é dia 29), colocando algumas postagens e fatos importantes e relevantes que aconteceram, desde a semana passada para cá e continuar fazer um apanhado diário ou semanal sobre tudo o que acontece no meu bairro Amapá ou no Projeto Social Fome Zero que foi a grande razão de eu abrir este Blog desde o comerço.

Quero enfatizar o fato de ter chovido muito e torrencialmente na semana passada e que deixou marcas não só na cidade do Rio de Janeiro, com o destaque especial para o fecham,ento do túnel Rebouças, com o deslizamento de terra que houve por lá, mas também quero enfatizar aquí também neste meu Blog o problema crônico desta região da baixada Fluminense que sofre todos os anos e nesta mesma época de chuvas que deixa as cidades e os bairros desta região alagados e com muito problema de alagamento e contaminações de águyas nque transbordam de seus rios poluídos e que causam até tragédias como as que aconteceram na semana passada em que duas crianças caíram num bueiros aberto e em que foram arrastados pelas fortes correntezas das águas que o fizeram cair naquele buraco no bairro de Mesquita e fizeram vítimas que foi repercussão até na Imprensa nacional.

Por outro lado, há o outro lado bastante positivo desta questão das chuvas e em especial por essa região onde estamos inserídos. Já há mujito tempo que não chovia e o ecossistema da região estava basatante descaracterizado por falta d'água e até o abasteciento local estava prejudicado, prá não dozer também as planrtações de hortaliças do local que já estava ficando um pouco deteriorada por falta de abundância de água. No momento o ar está bastante úmidoe as tardes deste Mês de Primavera, depois destas primeiras chuvas destes dias estão chuvosas, as típicas chuvas de verão e isso tem ajudado muito no desenvolvimento das plantas e o desenvolvimento das frutas de verão que estão próximos já das primeiras safras.

No demais aguardamos dias melhores para este bairro e vem aí o advento dos dias de final de ano, época de natal, em que a mídia "bombardeia" com suas ofertas de compras e vendas exacerbados, mas ewesperamos dias melhores para o povo, especialmente que esperam recursos para um melhoría e melhor qualidade de suas vidas.

sábado, 20 de outubro de 2007

OS SETE LEMAS PARA VIVER- artigos de uma Igreja com Propósitos

1. FAZER PRIMEIRO AS COISAS PRIMEIRAS

Muitas vezes, são tantas as coisas que temos para fazer que não sabemos nem por onde começar। É bem possível que tentemos fazer tudo ao mesmo tempo, atabalhoadamente। Ficamos então atordoados e confusos, podendo mesmo deixar-nos envolver pelo desânimo e pela frustração। Contudo, se procurarmos ter calma e examinarmos cuidadosamente, veremos que, de acordo com as circunstâncias, haverá sempre uma coisa que deverá ser feita em primeiro lugar, num dado momento, seja pela importância de que se reveste ou pela urgência requerida। Essa é a coisa primeira। As demais, é claro, deverão aguardar a sua vez, segundo a ordem de importância ou de urgência em que devem ser realizadas...


2. DEVAGAR SE VAI AO LONGE
Precisamos tomar cuidado com a tendência neurótica de exigirmos resultados imediatos em tudo que fazemos. O apressamento poderá resultar em tensões e frustrações, e isso é precisamente o que devemos evitar....

3। VIVER E DEIXAR VIVER


A intromissão na vida dos outros, aos quais muitos de nós procuramos impor, embora às vezes de forma inconsciente, a maneira pela qual achamos que devam agir, é mais uma das manifestações da natureza egocêntrica e prepotente do neurótico. Esquecemo-nos facilmente de que nossos semelhantes também têm, como nós, o direito de decidir de sua própria vida . Igualmente nos esquecemos de que, por mais que queiramos, não conseguiremos modificar o modo de proceder de uma pessoa, a não ser que ela mesma o deseje e decida fazer...

4। VIVER NA GRAÇA DE DEUS


Afastados da graça de Deus, tornamo-nos presas fáceis do descontrole emocional. Sabemos por experiência própria, que nada podemos contra as emoções quando nos valemos apenas da nossa precária "força de vontade". Somente quando nos entregamos de verdade aos cuidados de um Poder Superior a nós mesmos, ou Deus como cada um de nós O concebe, é que começamos a sentir que podemos recuperar-nos. O que antes parecia impossível torna-se, então, perfeitamente realizável...

5। ESQUECER OS PREJUÍZOS


Este lema sugere que deixemos de ficar rememorando os prejuízos que possamos ter tido, entre os quais, naturalmente estarão os que foram causados pela nossa neurose, pois esse é um procedimento doentio que por certo nos acarretará mais prejuízo ainda। Trazer de volta à memória os prejuízos é o mesmo que sofrê-los novamente...


6। RECOMENDAR-SE A DEUS INCONDICIONALMENTE

Se tivermos admitido nossa impotência perante as emoções e passado a crer num Poder Superior a nós mesmos, capaz de reconduzir-nos à sanidade (Primeiro e Segundo Passos), nada mais lógico do que nos entregarmos sem restrições a esse Poder Superior, ou Deus segundo a concepção de cada um, conforme é sugerido no Terceiro Passo....

7 SÓ POR HOJE


Este Lema sugere que, ao invés de tomarmos decisões para a vida toda, limitemo-nos a fazer propósitos por um dia apenas, justamente o dia que estamos sempre vivendo: o dia de hoje. O de ontem já vivemos quando ele era hoje, e o de amanhã, quando chegar, será hoje, novamente. Se aplicarmos o que é sugerido, estaremos, por assim dizer, cortando a vida em "pedacinhos mastigáveis", o que irá torná-la bem mais fácil.

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

AMAPÁ - URBANIZAÇÃO... À VISTA

Nem sempre foi assim, mas quem anda pelo bairro Amapá nos dias de hoje, através de sua artéria viária principal que é a estrada do Amapá, hoje apertada pelo congestionasmento desodernado pelos pedetres moradores e os carros e os caminhões de carga da exploração mineral de areia perto da região, não imagina que antes a localidade era um vila isolada tida como região no canto do quarto distrito de Duque de Caxias, e praticamente esuqwecida pelas autoridades governamentais, ainmda que municipal.
Hoje em dia alguns pontos do Amapá marca o pedigree´que o bairro está tomando a cada ano, ainda que lentamente devido ainda a falta de interesse de investir mais ainda no bairro. Dentre eles destaco: A praça do Amapá, a locadora da Ana e Marcelo que praticamente "bomba" todos os dias com sua frequência de jovens e afins e tem sído o point da localidade e lugar de referência.
Há ainda o comércio expressivo que a cada dia cresce na região tais como o mercado Kavasac que veio para fazer martca registrada no bairro, se não também submeter à sua concorrência comércio tradicional e antigo da localidade que era ponto de fidelidade de consumidores até antigo por falta de opção e melhores preços.
O lugar a cada dia cresce, com migração constante para o bairro. E um fenômeno que tenho observado é a migração expressiva de famílias e pessoas que vem das áreas do Rio de Janeiro e até das favelas, fugindo da violência e buscando uma alternativa de vida melhor neste lugar que ainda tem seu perfil semi-rural e que ainda preserva o ar puro do campo devido a sua proximidade com a Serra do Mar com sua exuberante Mata Atlântica. Isso tem gerado uma miscelândia de cultura e costumes diferentes que envolvem antigos patriarcas e clãs de famílias da localidade com seus costumes, a galera que trazem sua cultura e seu modo de viver e que se expressam no dia a dia com suas músicas diferenciadas e também como é forte em quase todos os Municípios, a presença de famílias nordestinas que é a sua maioría e é o grande contigente de migração de famílias para este bairro.
Topográficamente falando, o Amapá fica num vale numa área de 15km quadrados entre os rios Iguaçú e Capivarí, ainda contornado pelos diques quue foram abertos em torno dos rios para dar vazão das águas de enchentes de tempos de outrora e que levou o bairro Amapá a ser notícias em jornais do Estado devido algumas calamidades que aconteceram como a histórica enchente do ano de 1988.
Hoje, pelo serviço pela Internet do Map's Google é possível ver via-satélite toda a topografia local e praticamente divido o bairro em quatro micro regiões: O Alto Amapá propriamente dito que vai desde a área da Guaporé na beira do encanamento da Cedae até a jaqueira em direção sul e que demarca a area do chamado Loteamento que por sua vez tem as suas sub-divisões: Loteamento nôvo, para a época que foi construído, e a região da Pontaporã com seus vários loteamento também.
Há uma estatística de 14.ooo moradores no bairro e um fenômeno curioso: São 67 Igrejas e congregações evangélicas, o que demostra o fervor religioso do povo local. Isso póde ser visto quase que constantemente as noites em que grupos sobem o único morro do local, o chamado Morro do Zenon por ser a sede da antiga terras da fazenda doDr. Zenon e a Mata atrás dessa colina que ainda preserva as características de preservação ambiental onde o povo sobem para orar e fazer propósito de jejum e reuniões de oração com grupos de várias Igrejas local e até de fóra da comunidade.
Moro no Amapá já faz vinte e cinco anos e quando meus pais chegaram à comunidade estava ao fim de minha adolescência e ainda alcancei o bairro saindo de sua fase rural, e muitas das terras que hoje faz parte de loteamento local foram antigas fazendas e sítios do programa de reforma agrária dos anos 6o e que deu origem a localidade que a cada vez mais vai tomando forma de uma comunidade tipicamente urbana. A estrada BR493 está prevista para passar pelo bairro, o esperado Arco Rodoviário do Estasdo do Rio de Janeiro e isso é promessa de crescimento e empreendimento na região.
E nas póximas quatros semanas vou escrever no Blog em quatro capítulos a história dessse território que recebeu o nome de Amapá e revisitar a sua história.


Paulo Roberto, o escriba.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

IGREJA- A MAIOR FORÇA DA TERRA - Pr. Rick Warren

A Igreja – a maior força da TerraPr. Rick Warren"A Igreja está em todos os lugares no mundo. Existem vilarejos que têm pouquíssimas coisas, mas têm uma igreja". (Rick Warren)A igreja é o conceito mais magnífico jamais criado. Sobreviveu a abusos persistentes, terrível perseguição e foi negligenciada em larga escala. A despeito das falhas (devido a nossa iniqüidade), ainda é o instrumento escolhido por Deus para abençoar e o tem sido por 2 mil anos. A igreja durará por toda a eternidade e, porque é o instrumento de Deus para o ministério aqui na Terra, ela é realmente a maior força na face da Terra. Esta é a razão pela qual acredito que atacar os maiores problemas – os gigantes da carência espiritual, liderança egocêntrica, pobreza, doença e analfabetismo – pode ser feito somente através da Igreja. A Igreja tem oito vantagens distintas em comparação com os esforços dos homens de negócios e governo:1. A Igreja providencia uma participação maior. A maioria das pessoas não tem a menor idéia de quantos cristãos há no mundo: Mais de 2 bilhões de pessoas declaram ser seguidores do Jesus Cristo. Isto significa um terço da população mundial! A igreja tem mais ou menos um bilhão de pessoas a mais que toda a nação da China. Por exemplo, mais ou menos 100 milhões de pessoas nos Estados Unidos foram à igreja neste último final de semana. Isto é mais do que o número de pessoas que irão aos eventos esportivos nos Estados Unidos durante este ano inteiro. A igreja é a maior força do bem no mundo. Nada chega nem mesmo perto.2. A Igreja providencia uma distribuição mais abrangente. A igreja está em todos os lugares do mundo. Existem vilarejos que têm pouquíssimas coisas, mas têm uma igreja. Você poderia visitar milhares de vilarejos ao redor do mundo que não tem escolas, uma clínica, um hospital, bombeiro ou um correio. Eles não têm nenhum comércio. Mas eles têm uma igreja. A igreja está mais extensamente espalhada e distribuída do que qualquer franquia no mundo.Considere isto: A Cruz Vermelha percebeu que 90% das refeições servidas às vítimas do Furacão Katrina foram, na verdade, feitas pelas igrejas Batistas do Sul. Muitas igrejas foram capazes de agir mais rápido do que as agências do governo ou a Cruz Vermelha. Por quê? A igreja está literalmente em todos os lugares - os cristãos que puderam providenciar ajuda para a Costa do Golfo comunicaram-se com os cristãos que precisavam de ajuda e o socorro pôde ser enviado imediatamente.3. A Igreja providencia uma continuação duradoura. A igreja já existe por 2.000 anos. Nós não somos uma operação temporária. Ela tem registros que atravessam séculos: Líderes maliciosos que tentaram destruí-la, grupos hostis a perseguiu, e os céticos zombaram dela. No entanto, a igreja de Deus é maior agora do que jamais foi em toda a história. Por que? Porque é a igreja que Jesus estabeleceu e é indestrutível. A Bíblia chama a Igreja de reino inabalável. Em Mateus 16, Jesus fala: “Edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la”. Todos os poderes do inferno – em outras palavras, nenhum furacão, nenhum terremoto, nenhuma tsunami, nenhuma escassez de comida, nenhuma epidemia, nenhum exército jamais vai conquistar a Igreja estabelecida por Jesus Cristo.4. A Igreja providencia uma expansão rápida. Você sabia que todos os dias, 60 mil novas pessoas convertem-se e crêem em Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador? Ao final deste dia, milhares de novas igrejas serão abertas em todo o mundo, e isso acontecerá amanhã, no dia seguinte e no seguinte.Em um país fechado para missões cristãs tradicionais, mais de 60 mil igrejas reunidas em casas começaram em uma província pelo trabalho de pessoas leigas, não existindo diferença nenhuma das pessoas que enchem os templos de sua igreja todos os finais de semana. Se você tem um problema que está crescendo rapidamente, então precisa de uma solução que cresce mais rápido ainda. Por exemplo, HIV/AIDS está crescendo em uma velocidade incrivelmente rápida no mundo. Mas graças a Deus que a igreja está crescendo mais rápido do que a doença, então mais e mais cristãos podem ajudar a ministrar para aqueles com HIV/AIDS. (Rick Warren)Por que uma expansão rápida é importante? Se você tem um problema que está crescendo rapidamente, então precisa de uma solução que cresce mais rápido ainda. Por exemplo, HIV/AIDS está crescendo em uma velocidade incrivelmente rápida no mundo. Mas graças a Deus que a igreja está crescendo mais rápido do que a doença, então mais e mais cristãos podem ajudar a ministrar para aqueles com HIV/AIDS.Se vamos tratar de gigantes globais como pobreza, doenças ou analfabetismo, então temos que fazer parte de algo que cresce mais rápido que o problema. A igreja está fazendo exatamente isso!5. A Igreja providencia uma motivação maior. Por que fazemos o que fazemos em nossos ministérios? Não para ganhar dinheiro, não é para ter nosso nome conhecido e não por causa de uma obrigação para com a nação. Fazemos isso por amor. Jesus declarou isso como o Grande Mandamento: “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu conhecimento e de todas as suas forças. O segundo é este: Ame o seu próximo como a si mesmo”. Nós não faríamos este trabalho difícil para tratar estes gigantes globais por dinheiro, fama, ou qualquer outra coisa assim. Simplesmente não valeria a pena, desistiríamos antes do final. Somos motivados a manter o duro trabalho do ministério porque amamos a Deus, e nosso amor por Deus nos compele a amar as outras pessoas. É o amor que nunca desiste; é o amor que continua avançando a despeito da aparência da impossibilidade; e é o tipo de amor que sobrevive a qualquer problema.6. A Igreja providencia uma autorização forte. Deus autorizou a igreja a enfrentar os gigantes globais, tais como carência espiritual, liderança egocêntrica, pobreza, doenças e analfabetismo. Com a autorização de Deus, os resultados serão de sucesso garantido. Quando você sabe que Deus o autorizou a fazer algo, não precisa se preocupar em fracassar, porque Ele não patrocina fracassos. Se Deus disser que faremos isso, então irá acontecer. É inevitável. Na verdade, a Bíblia nos ensina que Deus nos dará o seu poder para completarmos a tarefa. Esta é a maneira de Deus – pessoas comuns capacitadas pelo Seu Espírito.7. A Igreja proporciona uma administração muito simples. A Igreja é organizada de tal forma que podemos nos comunicar uns com os outros mais rápido e com menos burocracia do que a maioria das agências governamentais ou até mesmo instituições de caridade com boas intenções. Por exemplo, a estrutura organizacional de Saddleback, que é baseada no modelo do Novo Testamento, declara que todo membro é um ministro. Cada pessoa na família da nossa igreja é encorajada a usar a sua FORMA (Formação espiritual, Opções do coração, Recursos pessoais, Modo de ser, Áreas de experiência) para fazer o que Deus os chamou para fazer. E não existe burocracia ou hierarquia. Não há nem mesmo um único comitê, e o processo não requer uma lista longa de aprovação. A forma antiga de comando e controle não funcionará bem no século XXI. A organização do futuro é a “rede de comunicação.” E não há rede de comunicação melhor do que a Igreja, onde cada membro é um ministro, capacitado para fazer o que Deus quer que faça. O Plano P.E.A.C.E. Quer aprender mais sobre o plano histórico de Rick Warren para tratar dos gigantes globais da carência espiritual, liderança egocêntrica, pobreza, doenças e analfabetismo? Dê uma olhada no website do Propósitos para saber mais sobre Plano do P.E.A.C. E. Considere desta forma – milhares de cristãos em milhares de pequenos grupos que fazem parte da Igreja ao redor do mundo podem enfrentar estes gigantes globais, com a autoridade dada somente por Jesus Cristo. Em outras palavras, temos a permissão de Deus e temos a ordem de Deus para fazê-lo. Não existe razão nenhuma para pedir permissão para outra pessoa. 8. A Igreja prepara a conclusão de Deus. Considerando que acreditamos que a Bíblia é a Palavra de Deus, nós já sabemos o final da história. Jesus disse em Mateus 24: “E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim”. É necessário e inevitável.Quando você considera estas oito vantagens, pensa na explosão exponencial do ministério quando milhões e milhões de pequenos grupos em milhares e milhares de igrejas organizadas de tal forma que cada pessoa poderá fazer sua parte no ataque aos 5 gigantes globais.O que você acha que poderia acontecer se o povo de Deus orasse contra os gigantes globais, preparados para agir contra estes gigantes, e então, movidos pela fé, atacassem estes gigantes?Provavelmente olhamos para estes problemas e pensamos: “Estes são muito grandes! Que possibilidade há de solucioná-los?”. Mas com Deus, nada é impossível – e se todos nós trabalharmos juntos como Sua igreja, veremos estes gigantes serem derrotados assim como Golias foi quando enfrentou a obediência de Davi a Deus.Pastor, é um grande privilégio e uma responsabilidade muito grande ser o líder de uma igreja local. Deus não o colocaria onde você está se não acreditasse que pudesse lidar com os desafios diante de você. Você é parte vital no ataque a estes gigantes globais. E é meu privilégio ser um co-trabalhador com você.